Ementa Oficial (Retirada do BOA)
Conceituação de jogos e jogos de computador. História dos jogos e dos jogos de computador. Jogos como elementos culturais. Jogadores, arquétipos, classificações, características, desejos e comportamentos. Jogos e gênero, games for girls. Emoções e experiências nos jogos. A mecânica dos jogos (regras). A dinâmica dos jogos. O enredo e a narrativa nos jogos. A arte nos jogos. Ficção interativa, Modelo de jogos como máquinas de estado. Jogos casuais. Jogos sérios: educacionais e de negócio. Projeto de níveis. Modelos de negócio para jogos.
Material de Referência
Avaliação
Os alunos apresentaram pelo menos: 2 trabalhos individuais (relatório de leitura), 3 pequenos jogos feitos em grupo e um jogo como trabalho da cadeira em grupo.
Atenção
O curso será feito em 12 semanas, o que afetará o escopo de maneira não prevista no momento.
Temas Previstos para 2020/1
- Introdução ao Curso
- Cadeia de Valor do Mercado de Jogos
- Mitos sobre Jogos
- Definindo Jogos
- Elementos do Projeto de Jogos (Tétrade Elementar)
- MDA
- Motivação para Jogar
- Motivos Estéticos
- 10 Emoções Principais
- Gamer Motivation Model
- Arquétipos de Jogadores
- Arquétipos na Psicologia
- MBTI
- Arquétipos de Bartle
- Arquétipos Daedalus
- Regras e Mecânicas
- Caracterizando Regras
- Regras, mecânicas e ludemas
- Mecnicas em jogos
- Elementos da Mecânica
- Progressão e emergência
- Cuidados com as regras
- Quando a regra é o jogo
- Narrativa