Pular para o conteúdo

MAB125 Projeto de Jogos (2020/1)

Ementa Oficial (Retirada do BOA)

Conceituação de jogos e jogos de computador. História dos jogos e dos jogos de computador. Jogos como elementos culturais. Jogadores, arquétipos, classificações, características, desejos e comportamentos. Jogos e gênero, games for girls. Emoções e experiências nos jogos. A mecânica dos jogos (regras). A dinâmica dos jogos. O enredo e a narrativa nos jogos. A arte nos jogos. Ficção interativa, Modelo de jogos como máquinas de estado. Jogos casuais. Jogos sérios: educacionais e de negócio. Projeto de níveis. Modelos de negócio para jogos.

Material de Referência

Avaliação

Os alunos apresentaram pelo menos: 2 trabalhos individuais (relatório de leitura), 3 pequenos jogos feitos em grupo e um jogo como trabalho da cadeira em grupo.

Atenção

O curso será feito em 12 semanas, o que afetará o escopo de maneira não prevista no momento.

Temas Previstos para 2020/1

  • Introdução ao Curso
  • Cadeia de Valor do Mercado de Jogos
  • Mitos sobre Jogos
  • Definindo Jogos
  • Elementos do Projeto de Jogos (Tétrade Elementar)
  • MDA
  • Motivação para Jogar
    • Motivos Estéticos
    • 10 Emoções Principais
    • Gamer Motivation Model
  • Arquétipos de Jogadores
    • Arquétipos na Psicologia
    • MBTI
    • Arquétipos de Bartle
    • Arquétipos Daedalus
  • Regras e Mecânicas
    • Caracterizando Regras
    • Regras, mecânicas e ludemas
    • Mecnicas em jogos
    • Elementos da Mecânica
    • Progressão e emergência
    • Cuidados com as regras
    • Quando a regra é o jogo
  • Narrativa