Pular para o conteúdo

Cadeira “ICP533 – Fundamentos de Engenharia de Software 2021/2” – Informações Gerais

  • por

Atenção: não sabemos ainda como será o curso, presencial ou híbrido. Será confirmado a tempo. A princípio, a grande maioria das aulas possui uma gravação feita em 2021/1 e outra em 2020/2, assim os alunos que desejarem sempre terão a opção de assistir as aulas em casa.

As provas individuais poderão ser presenciais.

Essa notícia contém informações sobre a cadeira Fundamentos de Engenharia de Software do Curso de Ciência da Computação do Instituto de Computação da UFRJ.

Está atualizada com as informações disponíveis dia 09/11/2021. Será atualizada sempre que houver informações novas.

Informações sobre o curso usaram sempre o logo:

Professor Responsável: Geraldo Xexéo
Início das aulas:
16/11/2021

Horário das aulas: segunda e quarta de 8:00 às 10:00

O curso usará o Moodle, um grupo de Whatsapp e as aulas serão feitas pelo Google Meet.

Moodle: https://moodle.cos.ufrj.br/course/view.php?id=167, que pode ser encontrado em https://moodle.cos.ufrj.br/

Grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/Cy7OnIM9wa1B9eiMfmrRZu

Para acessar a turma do Moodle, os alunos precisarão de uma chave, que é: alunosICP533

Sala de Aula no Google Meet: Link da videochamada: https://meet.google.com/qba-hknx-gmh

Ementa Oficial

ICP533: Modelos de ciclo de vida. Gerência de configuração de SW. Garantia de qualidade de SW. Requisitos e arquitetura de software. Conceitos e tecnicas do projeto de software. Diagramas de UML usados no projeto de software. Teste de módulos. Estratégias de teste. Métricas de SW. Gerencia de projetos de sofware: escopo de projeto (WSB). Análise de risco de projetos de sotware. Planejamento de projetos de software: CPM e PERT.

Matéria Prevista

Noções básicas sobre software, entendendo a Engenharia de software, 5W2H, Valor, Partes Interessadas, QUalidade de Software, Project Model Canvas, Oportunidades, Modelagem de Processos com BPMN, Processos de Software, Processos Ágeis, SCRUM, Requisitos, User Stories, Casos de Uso, Equipe de Desenvolvimento de Software (Peopleware), Métrica de Pontos de Função, Gestão de Projetos (PERT/CPM, WSB), Padrões de Software

Forma de avaliação:

Avaliação

Tendo em vista ser um curso a distância, é difícil fazer uma prova como avaliação individual, então poderemos ter uma ou duas provas.

Haverá pelo menos uma prova. Ela aparecerá no topo do curso.

A nota do curso terá 5 componentes, 4 deles compondo uma média ponderada:

  • Nota das Provas (Np): Cada aluno obrigatoriamente fará pelo menos uma e no máximo duas provas individuais. A nota será a média das notas das provas.
  • Nota do Projeto (Pr): Cada grupo entregará obrigatoriamente, no final do curso, um projeto composto de várias partes a serem entregues durante o curso e que são revisadas e entregues ao fim de maneira a forma um documento consistente. A nota do projeto depende da qualidade do que foi entregue no final e na entrega em tempo hábil de cada trabalho. Os trabalhos entregues serão comentados pelo professor e devem ser corrigidos na entrega final.
  • Nota dos Trabalhos Individuais (Ti): trabalhos individuais podem  ser passados para os alunos durante o curso. A nota será a média dos trabalhos.
  • Nota de Outros Trabalhos em Grupo (Og: é possível que trabalhos em grupo que não tenham relação com o projeto sejam passados. A nota será a média dos trabalhos.
  • Bônus ou Penalidade do Professor (Bp): ao longo do curso o professor considerará a participação dos alunos e grupos e pode dar um bônus ou penalidade de até 1 ponto, considerando a atitude geral do aluno perante o curso.

A nota final será calculada como:

O peso será zero se não forem passados trabalhos desse tipo.Regras adicionais:

  • Se o aluno tiver nota menor que 3,0 na média das notas das provas individuaisserá reprovado com a nota sendo essa.
  • Se o aluno não entregar mais de 50% dos trabalhos, individuais ou em grupo, ou não participar dos grupos, será reprovado com nota zero.
  • Se o grupo não entregar mais de 50% do projeto, receberá nota zero.

PS: normalmente um aluno meu deve ficar tranquilo perante a nota, caso apresente seus trabalhos. Sempre digo que o aluno tem que fazer muito esforço para ser reprovado em minhas cadeiras, mas também muito esforço para tirar 10. Mas é mais fácil tirar 10 do que ser reprovado.